Reflexões

Aula 1 e 2

16-04-2012 17:27
Foi hoje a nossa primeira aula após integração no projeto: apresentação do projeto, escolha do nome para o blog da turma, fotografias no TeamUp e constituição de equipas de trabalho. Foi o 1º momento, em sala de aula, em que foi apresentado o projeto aos alunos. Explicou-se em que consistia o projeto e o que se esperava de cada um. Houve um enorme entusiasmo, por parte dos alunos, por terem sido selecionados para integrar o projeto. Como foi feita a seleção da turma? Pareceu-me que este trabalho seria  ideal para motivar alunos com dificuldades de concentração, menor interesse pela escola (apenas alguns), número reduzido de alunos (20 alunos) uma vez que a turma inclui alunos com necessidades educativas especiais e finalmente alunos bem dispostos e que gostassem de desafios diferentes daqueles a que estão habituados . Quanto à escolha do nome para o blog fez-se através de brainstorming : Por fim começámos a gravar as fotos no TeamUp, mas...

Aula 3 e 4

23-04-2012 18:53
Vulcanismo: Estrutura de um vulcão Tipos de erupções vulcânicas Esta aula decorreu em dois momentos distintos.No primeiro , 45 minutos aproximadamente, foi pedido aos alunos que seguissem o protocolo fornecido para realizar a Simulação de uma erupção vulcânica em sala de aula.         Após a realização da atividade prática, os alunos foram pesquisar no manual quais os diferentes tipos de vulcanismo existentes e classificar o vulcão simulado e refrir as caraterísticas de um vulcão deste tipo (cada grupo realizou a atividade e a pesquisa em conjunto). Este trabalho foi feito registado no caderno diário e feita uma entrada na plataforma moodle, na disciplina respetiva. Esta tarefa demorou sensívelmente 30 minutos. Restavam então cerca de 20 minutos para elaborar o recurso onde deveriam desenvolver os temas pedidos: estrutura de um vulcão, tipos de materiais libertados pelos vulcões e tipos de erupções...

Aula 5 e 6

30-04-2012 19:11
Vulcanismo secundário. Riscos e benefícios do vulcanismo. O grupo sentiu necessidade de criar um mail para a turma e deste modo comunicar com maior facilidade. Foi também criada um disciplina na plataforma moodle da escola só para esta turma. Deste modo a avaliação dos trabalhos de aula e dos trabalhos de continuidade em casa tornou-se mais simples para os alunos e professora. Foram criados dois fóruns para cada sessão. Um para que os alunos enviassem no final de cada aula o trabalho aí produzido e outro em que os alunos tinham a possibilidade de melhorar o trabalho de aula em casa e enviar para o 2º forum. Foi pedido aos alunos que elaborassem um Roteiro Turístico para o arquipélago dos Açores. O conteúdo que se pretendia estudar era o vulcanismo secundário e o recurso a elaborar seria um folheto em Publisher. O resultado foi muito interessante em dois dos seis grupos, razoável noutros dois e dois grupos não terminaram o trabalho e não produziram...

Aula 7 e 8

07-05-2012 21:55
Actividade sísmica: Origem e causas dos sismos; Avaliação dos Sismos. Esta atividade foi talvez a atividade mais difícil para os alunos.  Foram dados vários termos científicos relacionados com a Sismologia. Pediu-se aos alunos que os relacionassem entre si através de um mapa de conceitos. Pretendia que os alunos construissem o recurso "Estudo dos Sismos" utilizando a aplicação CmapTools. As dificuldades foram várias: entendimento sobre o que é um mapa de conceitos; perceber como relacionar os vários conceitos científicos; demasiado tempo na pesquisa dos significados de cada conceito; Foi pedida uma estrutura base no caderno diário e só depois se passaria para o Cmap. Como o tempo começava a escassear optei pela realização de um organograma elaborado através da inserção de um diagrama de SmartArt. Dois grupos foram capazes de fazer uma boa estrutura, organizada e percetível e que permite a outras alunos utilizar os seus diagramas para estudar...

Aula 9 e 10

14-05-2012 23:00
Actividade sísmica: regiões de maior actividade vulcânica e sismica riscos e protecção das populações A aula iniciou-se com algumas questões sobre as regiões de maior atividade vulcânica e sísmica a partir da interpretação da projeção de um mapa. De seguida foram realizadas duas actividades diferentes. “A Mochila S.O.S” “O Cartaz de divulgação preventiva” A 1ª atividade  não necessitou de meios tecnológicos a não ser quando os alunos usaram o quadro interativo para elaborar as listasde material para a mochila SOS. Já a 2ª atividade foi realizada em suporte informático. A ideia inicial era a elaboração de um Cartaz onde constassem várias regras para informar a população sobre que fazer Antes, Durante e Após um sismo. Os alunos tinham a liberdade de escolher o formato, mas deviam respeitar as regras indicadas pela Proteção Civil e Bombeiros. Este trabalho foi conseguido e tornou-se um dos temas que os alunos apreenderam com facilidade até...

Aula 11 e 12

17-05-2012 20:27
Hoje fez-se algo completamente novo! Um pequeno teste com o apoio do Quadro Interativo! Estamos a usar o "Promethean ActivEngage". Os alunos podem fazer o seu teste a um ritmo próprio. Foram elaboradas previamente 12 questões sobre os conteúdos que se queria avaliar, como se se estivesse a elaborar um teste em Word , só que neste caso criou-se um flipchart onde se inseriram as questões de escolha múltipla de de resposta curta. Na sala de aula os alunos acederam ao "Promethean ActivEngage" e cada um respondeu às 12 questões no tempo aproximado de 5 a 10 minutos.Variou-se o grau de dificuldade , uma vez que isto está previsto na aplicação e à medida que os alunos terminavam o seu teste as classificações surgiam de imediato no computador do professor com o registo do tempo que cada aluno demorou. A avaliação neste caso foi revelada aos alunos assim que todos terminaram e a correção foi feita em seguida. "Parecia que estávamos num...

Aula 13 e 14

28-05-2012 20:23
Minerais e Rochas, testemunhos da actividade da Terra. Trabalho de projeto: plano de trabalho; estratégia de pesquisa e informação. Os alunos organizaram algumas da amostras de rochas que tinham trazido ao longo ano e que tinham etiquetado com post'its. Dividiram as amostras em nos três tipos de rochas e construiram um mostruário devidamente legandado de dois tipos de rochas de cada grande grupo. De seguida foram elaborar um plano de trabalho onde definiram a estratégia e distribuição de tarefas dentro do grupo. Os temas tinham sido previamente sorteados cabendo a cada 2 grupos de alunos um tipo de rochas a estudar e apresentar ao grupo turma. Este trabalho será concluído na próxima aula e apresentado ao grupo turma.

Aula 15 e 16

04-06-2012 23:58
Esta aula (turno de 2ª e turno de 4ªfeira) foi muito importante porque se partilhou o trabalho realizado pelos grupos. Todos fizeram uma apresentação oral : em ppt (3) , em movie maker (2) ou em prezi (1). Os recursos produzidos sobre as diversas temáticas (rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas) não poderão, na minha opinião, constituir objeto de estudo para outros alunos, mas apenas recursos que servem como ponto de partida para serem desenvolvidos posteriormente. As maiores dificuldades: 1.fator tempo – os alunos tiveram pouco tempo para pesquisar, selecionar e organizar a informação;tempo reduzido para produzir o recurso. 2.competências tecnológicas – a turma revela ainda grandes dificuldades em “movimentar-se”com os diferentes programas e aplicações. 3.problemas técnicos – perda frequente de rede. Avaliação dos trabalhos: Após a apresentação dos trabalhos os alunos foram solicitados a iniciar um pequeno debate sobre os trabalhos dos vários...

Aula 17 e 18

14-06-2012 19:54
Esta aula teve como principal finalidade a produção de recursos 3 recursos que englobassem os recursos de cada grupo. Durante este período estudou-se três grandes temas: Vulcanismo, Sismos e Rochas. Dos seis grupos de trabalho cada um dos temas foi estudado por dois grupos.Assim, na aula de hoje  os alunos dividiram-se em três grupos e cada grupo teve que reunir a informação registada em cada dois trabalhos do mesmo tema. A partir daqui cada equipa elaborou um recurso para cada tema. Os alunos escolheram realizar um filme sobre o tema vulcanismo secundário, outro filme sobre prevenção de sismos e as rochas em Prezi. Contudo, o recurso em Prezi não ficou completo...como hoje é o último dia de aulas e ainda se pretende fazer uma reflexão e autotoavaliação os alunos comprometeram-se a terminar o recurso como trabalho de casa. No que respeita à auto-avaliação e reflexão  foi feita na plataforma moodle.