Aula 15 e 16

04-06-2012 23:58

Esta aula (turno de 2ª e turno de 4ªfeira) foi muito importante porque se partilhou o trabalho realizado pelos grupos.

Todos fizeram uma apresentação oral : em ppt (3) , em movie maker (2) ou em prezi (1).

Os recursos produzidos sobre as diversas temáticas (rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas) não poderão, na minha opinião, constituir objeto de estudo para outros alunos, mas apenas recursos que servem como ponto de partida para serem desenvolvidos posteriormente.

As maiores dificuldades:

1.fator tempo – os alunos tiveram pouco tempo para pesquisar, selecionar e organizar a informação;tempo reduzido para produzir o recurso.

2.competências tecnológicas – a turma revela ainda grandes dificuldades em “movimentar-se”com os diferentes programas e aplicações.

3.problemas técnicos – perda frequente de rede.

Avaliação dos trabalhos:

Após a apresentação dos trabalhos os alunos foram solicitados a iniciar um pequeno debate sobre os trabalhos dos vários grupos.

Esta estratégia revelou-se eficaz na medida em que foi possível saber as dificuldades no que respeita quer à apreensão de conteúdos, quer às ideias que os discentes têm sobre a construção dos recursos pedidos.

Foi distribuída uma grelha em papel para a heteroavaliação dos trabalhos .

Foi ainda realizada uma mini-ficha em que os alunos tinham que responder a questões básicas sobre os conteúdos apresentados na aula.