Aula 15 e 16
Esta aula (turno de 2ª e turno de 4ªfeira) foi muito importante porque se partilhou o trabalho realizado pelos grupos.
Todos fizeram uma apresentação oral : em ppt (3) , em movie maker (2) ou em prezi (1).
Os recursos produzidos sobre as diversas temáticas (rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas) não poderão, na minha opinião, constituir objeto de estudo para outros alunos, mas apenas recursos que servem como ponto de partida para serem desenvolvidos posteriormente.
As maiores dificuldades:
1.fator tempo – os alunos tiveram pouco tempo para pesquisar, selecionar e organizar a informação;tempo reduzido para produzir o recurso.
2.competências tecnológicas – a turma revela ainda grandes dificuldades em “movimentar-se”com os diferentes programas e aplicações.
3.problemas técnicos – perda frequente de rede.
Avaliação dos trabalhos:
Após a apresentação dos trabalhos os alunos foram solicitados a iniciar um pequeno debate sobre os trabalhos dos vários grupos.
Esta estratégia revelou-se eficaz na medida em que foi possível saber as dificuldades no que respeita quer à apreensão de conteúdos, quer às ideias que os discentes têm sobre a construção dos recursos pedidos.
Foi distribuída uma grelha em papel para a heteroavaliação dos trabalhos .
Foi ainda realizada uma mini-ficha em que os alunos tinham que responder a questões básicas sobre os conteúdos apresentados na aula.