Estudo de caso - 2º Ciclo de pilotagens - Projeto iTEC

A finalidade deste espaço é a reflexão sobre o trabalho efetuado com uma turma de Ciências Naturais, 7ºAno, no âmbito do projeto iTEC, 2º ciclo de pilotagens.
O projeto decorre no Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, Albarraque, Portugal.
Teve início no 3º período e termina no final deste mesmo período.
Com este trabalho pretende-se que os alunos construam recursos digitais que possam ser úteis a outros alunos deste ou de outro agrupamento.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

A nossa integração, neste projeto europeu, tem vários objetivos:

  • contribuir para a investigação em educação,
  • aprender com e através das tecnologias,
  • facilitar a aprendizagem dos nossos alunos diversificando estratégias e recursos,
  • partilhar conhecimento através da colaboração entre pares,
  • produzir recursos que possam de algum modo ser úteis tanto para nós como para outros,
  • APRENDER A APRENDER.

Quando entrámos para o projeto, a planificação das aulas para o respetivo período escolar (3º) já tinha sido acordada em departamento. Deste modo, o que se fez foi adaptar ao projeto as estratégias, atividades e introduzir novas ferramentas como por exemplo:

  • utilização do TeamUp
  • utilização active engage
  • abertura de conta no Twitter
  • criação de um e-mail da turma

Maiores alterações: estratégia de aula.

  • Nas minhas práticas letivas existe uma forte percentagem de aulas expositivas (mais ou menos 60%) embora, a realização de exercícios, atividades praticas ou experimentais estejam duma ou doutra forma sempre presentes.
  • No decorrer do projeto decidi começar sempre com a aprentação de uma situação do quotidiano, uma pergunta, um desafio.
  • Para a resolução do problema os alunos tiveram sempre que se reunir em grupos (de 3 ) e  fazer pesquisa no manual ou na internet..
  • No final os alunos apresentavam as suas conclusões.
  • Num considerável nº de aulas era feita uma reflexão  com a ajuda do TeamUp
  • Muitas vezes tinham  a apresentação formal (discursiva e ou ilustrativa) pelo professor..

O registo desta página é apenas uma breve síntese da nossa participação neste projeto que sem dúvida fez grandes mudanças neste grupo turma.

Entre elas pode referir-se uma atitude mais positiva perante o trabalho em sala de aula, maior incremento nas relações entre os alunos e entre estes e a professora, desenvolvimento do espírito colaborativo e do sentido de responsabilidade.

Relativamente à aprendizagem dos conteúdos, esta terá sido, em minha opinião, mais significativa.Os alunos ao aprender de modo participativo e pela descoberta realizaram uma aprendizagem significativa.

Como foi feita a avaliação?

  • Empenho, colaboração, organização e comportamento
  • Trabalhos em formatos diversificados (ppt, prezi, mapas de conceitos, vídeos, maquete, folhetos.)
  • Teste sumativo