Aula 5 e 6

30-04-2012 19:11
  • Vulcanismo secundário.
  • Riscos e benefícios do vulcanismo.

O grupo sentiu necessidade de criar um mail para a turma e deste modo comunicar com maior facilidade.

Foi também criada um disciplina na plataforma moodle da escola só para esta turma. Deste modo a avaliação dos trabalhos de aula e dos trabalhos de continuidade em casa tornou-se mais simples para os alunos e professora. Foram criados dois fóruns para cada sessão. Um para que os alunos enviassem no final de cada aula o trabalho aí produzido e outro em que os alunos tinham a possibilidade de melhorar o trabalho de aula em casa e enviar para o 2º forum.

Foi pedido aos alunos que elaborassem um Roteiro Turístico para o arquipélago dos Açores. O conteúdo que se pretendia estudar era o vulcanismo secundário e o recurso a elaborar seria um folheto em Publisher. O resultado foi muito interessante em dois dos seis grupos, razoável noutros dois e dois grupos não terminaram o trabalho e não produziram o recurso pedido.

Estes recursos foram realizados com muito empenho por parte dos alunos e foram talvez os conteúdos melhor apreendidos.

Os alunos tinham que divulgar o arquipélago dos Açores ou apenas uma das suas ilhas desde que se referissem e explicassem todos os fenómenos de vulcanismo atenuado referidos no manual. as tecnologias foram importantes para a pesquisa orientada, para a elaboração do folheto e para o sentido estético que procuraram na criação de um recurso supostamente para divulgação publicitária. Os alunos também tiveram que tomar decisões quanto à escolha do template e quanto às informações mais pertinentes que dessem resposta aos desafios propostos.